Representações "Roraimeira"


A estréia do Roraimeira - expressão amazônica em rede nacional vem carregada de simbolismo para o grupo cultural, que completa 25 anos, para mim, enquanto produtor despertado para a arte como agente transformador, para Roraima, num momento em que se busca uma política cultural eficaz e para cada um que reage diante do filme.

Para alguns o documentário representa uma identificação fascinante com a cultura Roraimeira. Para outros um registro histórico relevante, para outros, uma repulsa a proposta do Movimento e do próprio documentário, e para outros e outros uma série de representações distintas que a meu ver caracterizam um trabalho artístico.

A idéia de que o documentário representa um recorte de uma realidade transcendental à linguagem cinematográfica me tranqüiliza no sentido de não ter que explicar tudo, nem ter a obrigação de passar tudo como ‘verdade’.

A possibilidade do olhar como diretor em relação ao tema Roraimeira foi o grande barato de ter produzido este documentário. A interação orgânica com os personagens, a vivência com a equipe de produção e o compromisso com uma mensagem positiva é o que me fez mais apaixonado por esse projeto e por essa linguagem.

O DocTV proporciona a livre expressão de pensamento na linguagem cinematográfica, pelo viés do documentário. Viabiliza uma grana relativamente boa para o perfil dos projetos selecionados em todos os Estados e mais, garante a exibição em TV Pública para o país inteiro.

Esse reflexo da democracia e do interesse por perceber o Brasil, a partir de visões distintas em cada recanto do país é a grande sacada deste programa do governo federal. E por isso temos que aprender a aplaudir quando a gestão pública funciona.

Parabéns a Coordenação do Programa DOCTV! Que outros programas públicos possam seguir um modelo eficaz na busca da afirmação do poder público como agente promotor do exercício da cidadania e da qualidade de vida.

Parabéns a equipe que apostou nesse trabalho! Parabéns aos que ‘fizemos’ este documentário! Parabéns aos que dedicaram 52 minutos pra prestigiar o filme! Parabéns aos que não se contentaram em só assistir e comentaram, criticaram e pesquisaram mais sobre o processo do documentário e sobre o Roraimeira.

Que os parabéns soem como um obrigado sincero por reagirem ao documentário!

Thiago Chaves Briglia

2 comentários:

  1. É interessante o que uma boa história, recheada de belos sons e imagens, pode fazer com a gente... Na última sexta-feira, fui levada às terras do extremo norte do nosso país e durante os 52 minutos não desgrudei os olhos da televisão!
    Saudade de casa, de alguém que está longe há algum tempo? Pode ser também... Mas, com certeza não é só isso!

    Como não pensar na diversidade de culturas e costumes que formam essa Roraima, tão pouco conhecida de todos nós? Como não admirar o trabalho incansável dos nossos artitas, não valorizados na própria terra? Como não se surpreender ao vê-los defender as nossas reservas naturais, mesmo antes desse assunto "estar na moda" como agora? Isso sem falar no que representa todo esse registro, para eles, para todos nós...

    O que eu vi (e espero que muitas e muitas pessoas tenham visto e ainda vejam) foi o retrato de um povo que defende e valoriza as suas raízes com o que têm de melhor: o amor à sua terra, o amor à sua arte! E, por isso, tem muito mais a mostrar, ao Brasil, ao mundo...

    E que bom que existem pessoas dispostas a registrar e mostrar tudo isso, valorizando o que temos de bom e belo, contruindo uma nova imagem de um estado tão promissor!
    Parabéns pelo trabalho! Obrigada por proporcionar a emoção de me sentir um pouco parte dessa terra...

    Charlote Aguiar Buffi, gaúcha de nascimento, roraimense de coração e brasileira, para sempre!

    ResponderExcluir
  2. Charlote!!

    o documentário propõe várias reflexões, principalmente na relação individual com a arte! Mas a partir de comentários como o seu, vê-se que a percepção de cada pessoa que entra em contato com o documentário transcende a proposta do filme. Obrigado pelo comentário e pela sensibilidade na expressão!!

    ResponderExcluir