Sinopse do filme

Aborda o movimento cultural Roraimeira, surgido nos anos 80, para formar uma expressiva cena artística popular amazônica.

O filme apresenta o Movimento Cultural que por meio da música, das artes visuais, da dança, da literatura e da fotografia originou a cena artística de cunho regionalista a partir dos anos 80 em Roraima. Mergulha na memória de três personagens centrais – Eliakin, Neuber e Zeca, que são levados a lugares que inspiraram as músicas regionais de grande popularidade no início do movimento cultural.

A partir da lembrança do trio Roraimeira, como são conhecidos os personagens, o documentário procura entender o nível de influência do movimento cultural na formação da identidade cultural roraimense.

A bandeira da preservação ambiental e valorização da cultura indígena aliadas a um som ‘caliente’ que mistura ritmos caribenhos,

amazônicos e nordestinos revelam uma peculiaridade apresentada no documentário em músicas consideradas ‘hits’ do Roraimeira.

A zoodança é um dos destaques do documentário, pois apresenta de forma plástica e orgânica a interação do homem com o meio, tendo como elemento primordial a reprodução do comportamento de animais amazônicos.

O média-metragem foi produzido por meio do Programa DocTV, que Fomenta a Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV nasceu em 2003, como política da Secretaria do Audiovisual voltada à produção de documentários e à TV Pública. O DOCTV atua em toda a cadeia produtiva do documentário, criando ambientes de mercado, auxiliando na formação de profissionais, garantindo a regionalização da produção e a difusão do conteúdo em âmbito nacional. Todos os estados participam do Programa por meio de suas TVs ou Instituições Públicas em associação com a produção independente, formando a Rede DOCTV.

Em Roraima o DocTV foi produzido em parceria com a UNIVIRR – Universidade Virtual de Roraima, ABEPEC – Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais.


2 comentários:

  1. Enfim, assisti ao filme! Que delícia de músicas pela autenticidade, harmonia, poesia e beleza. Parabéns ao iluminado Thiago por propiciar ao Brasilsão conhecê-los...parabéns aos do "Roraimeira" por tão lindo trabalho, pela boa vibração que nos faz "viciados" no som. Busquei músicas pela net e as encontrei no site Revista Raiz. Podiam descer pras bandas das Gerais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá sou estudante do Curso Técnico de Guia de Turismo Nacional e gostaria de ter acesso a este vídeo, pois meu TCC é sobre o estado de Roraima. Desde já agradeço pela atenção. Att., Thayz Feijó da Silva

    ResponderExcluir